Inscrever nesta edição
Manifestar interesse
Todas as Edições
Informação sobre a edição do curso
- Local de FormaçãoGuardaNERGA - Associação Empresarial6300-625 GUARDA
- Início03/02/2021
- Fim01/03/2021
- Duração25.0 horas
- Contacto271 205 420
-
Datas de Realização
03/02/2021 das 19:30 às 23:0008/02/2021 das 19:30 às 23:0010/02/2021 das 19:30 às 23:0017/02/2021 das 19:30 às 23:0022/02/2021 das 19:30 às 23:0024/02/2021 das 19:30 às 23:0001/03/2021 das 19:00 às 23:00O cronograma definido e a vossa inscrição são provisórios. Só depois de serem contatos pelo departamento de formação para confirmarem a inscrição (normalmente duas semanas antes) é que confirmamos se arranca ou se é definido um novo cronograma. Esse cronograma segue por email para os inscritos e é alterado na página
-
Condições de Inscrição
Destinatários: Empregados com o mínimo de 9º ano de escolaridade principalmente os que estão em risco de perda de empregoDesempregados com o mínimo de 12º ano de escolaridade.
-
Objetivo Geral
Descrever o que é o Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) e quais os seus intervenientes.Descrever como ativar o sistema de emergência médica utilizando o número europeu de socorro "112".Identificar o conceito de cadeia de sobrevivência e identificar os seus elos.Explicar a importância da cadeia de sobrevivência e qual o princípio subjacente a cada elo.Reconhecer os riscos potenciais para o reanimador.Identificar as medidas a adotar para garantir a segurança do reanimador e da vítima.Identificar as medidas universais de proteção e reconhecer a sua importância.Explicar o conceito de Suporte Básico de Vida (SBV) de acordo com o algoritmo vigente.Explicar o conceito de avaliação inicial, via aérea, respiração e circulação.Aplicar a sequência de procedimentos que permitam executar o SBV de acordo com o algoritmo vigente.Identificar os problemas associados à execução de manobras de SBV.Identificar quando e como colocar uma vítima em posição lateral de segurança.Identificar as contra-indicações para a posição lateral de segurança.Identificar as situações de obstrução parcial e total da via aérea.Identificar as causas e os tipos de obstrução da via aérea.Aplicar a sequência de atuação perante uma vítima com obstrução da via aérea.Identificar situações de perigo através da execução do exame à vítima.Identificar as emergências médicas mais frequentes.Identificar os principais sinais e sintomas característicos das emergências médicas.Aplicar os primeiros socorros adequados a cada emergência médica.Identificar os vários tipos de hemorragias.Identificar os sinais e sintomas mais comuns das hemorragias.Listar e descrever os vários métodos de controlo de hemorragias.Controlar uma hemorragia através dos métodos de controlo.Identificar os tipos de feridas mais comuns.Tratar uma ferida utilizando pensos e ligaduras.Identificar os tipos de queimaduras mais comuns.Tratar provisoriamente uma queimadura.Identificar os traumatismos mais comuns dos membros.Reconhecer o que fazer e/ou não fazer nestes casos.Identificar as situações específicas que requerem a intervenção do profissional de Saúde.Explicar que as tarefas que se integram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde terão de ser sempre executadas com orientação e supervisão de um profissional de saúde.Identificar as tarefas que têm de ser executadas sob supervisão direta do profissional de saúde e aquelas que podem ser executadas sozinho.
-
Observações
Certificado de QualificaçõesSubsídio de AlimentaçãoSubsídio de Transporte (quando devido)Seguro
-
Conteúdos Programáticos
O Sistema Integrado de Emergência Médica – SIEMComponentes, intervenientes e forma de funcionamentoNúmero europeu de socorro 112Cadeia de SobrevivênciaConceito e importânciaElos e princípios subjacentesRiscos para o ReanimadorRiscos para o reanimador e para a vítimaCondições de segurança e medidas de proteção universaisManobras de Suporte Básico de VidaConceito de acordo com o algoritmo vigenteProcedimentos e sequênciaInsuflações e compressões torácicasProblemas associadosPosição Lateral de SegurançaComo e quando a sua utilizaçãoObstrução da via aéreaSituações de obstrução parcial e totalTipos e causas de obstruçãoExame à vitimaEstado de consciência e permeabilidade da via aéreaCaracterísticas da respiração, pulso e peleAs Emergências médicas mais frequentesPrincipais sinais e sintomasPrincipais cuidados a prestar- Problemas cardíacos- Problemas respiratórios- Acidente vascular cerebral- Diabetes- Crises convulsivas- Situações de intoxicaçãoLimites de intervenção na perspetiva de cidadão e de auxiliar de saúdePrincipais tipos de traumatismosTraumatismos de tecidos moles (feridas e hemorragias)QueimadurasTraumatismos dos membrosLimites de intervenção na perspetiva de cidadão e de auxiliar de saúdeTarefas que em relação a esta temática se encontram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de SaúdeTarefas que, sob orientação de um profissional de saúde, tem de executar sob sua supervisão directaTarefas que, sob orientação e supervisão de um profissional de saúde, pode executar sozinho/a
-
Formador(es)
Inscrever nesta edição
Manifestar interesse
Todas as Edições